Lugar à Cultura


Cultural Kids aposta na aproximação dos Clássicos jnto dos mais jovens
17 de Março de 2010, 22:00
Filed under: Teatro

Aproximar os mais jovens dos autores clássicos é o principal objectivo da Cultural Kids, uma empresa de produção de espectáculos para um público entre os 0 e os 16 anos. Uma missão que acontece já há 10 anos.

Cristina Basto, sócia e directora artística da Cultura Kids aceitou o convite e veio ao «Lugar à Cultura», falar da peça que têm actualmente em cena: o «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente, com encenação de António Feio. Depois de ter inaugurado em Lisboa em Fevereiro, este mês chegou ao Porto, mais precisamente ao Teatro Campo Alegre, onde pode ser vista até sexta-feira, dia 19. Para quem não conseguir ver agora este trabalho, fica já o aviso de que haverá uma reposição em Maio.

O «Auto da Barca do Inferno» é uma mega produção, totalmente custeada pela Cultural Kids e que serve para assinalar os 10 anos de actividade desta empresa. Além do espectáculo foram também preparados dois CD’s. Um com uma viagem virtual ao mundo do teatro, outro com actividades pedagógicas, os quais são oferecidos às escolas quando vão ver o espectáculo.

Além de Gil Vicente, a Cultural Kids já trabalhou Homero com o espectáculo «A Viagem de Ulisses», a qual foi também encenada por António Feio; assim como Luís de Camões com os «Lusíadas» ou ainda Aquilino Ribeiro e a sua «História da Raposa».

Para a realização deste trabalho, Cristina BAsto e toda a sua equipa contam com a colaboração de professores. Ou seja, pensam num grupo de escritores que depois põem à consideração de professores e escolas e no seguimento dessa consulta desenvolvem um determinado autor. Isto porque, uma vez que se trata de um trabalho que visa uma maior aproximação dos mais novos aos clássicos, “os professores, melhor do que ninguém, sabem o que precisam e o que é melhor para os alunos”, afirma Cristina Basto.

Para conhecer melhor o trabalho da Cultural Kids visite o site.

Advertisements

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: